Reforma na palma da mão
Desenvolvido como projeto de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

.png)
Minha função
O que foi feito
UX/UI Designer
Duração
6 meses
Pesquisa
Design de interface
Protótipo
Teste de usabilidade
Objetivo
Fornecer orientação de reformas destinadas a ampliar a funcionalidade e conforto térmico enquanto aspectos da residência visando à obtenção de moradias mais saudáveis e resilientes.
Problema encontrado
Falta de procura por orientação profissional (arquitetos e técnicos) e auto-construções que não resolvem o problema do morador.
Solução encontrada
WebApp que auxilia no entendimento de problemas de reforma e direciona a procura de um profissional adequado.
Processo
Metodologia utilizada: Design thinking

.png)
1. 5W2H
Ao iniciar o processo de exploração do problema, foi utilizado esta ferramenta visando clarificar a visão da equipe em relação ao produto que seria criado.
2. Matriz CSD
A matriz for aplicada para elencar os pontos de atenção do projeto e facilitar a organização das possíveis dúvidas para a geração de uma pesquisa qualitativa.

3. Pesquisa quantitativa
Foram realizadas entrevistas em profundidade através da aplicação presencial para obtenção de uma melhor interação no processo empático e entender os problemas mais urgentes de 19 moradores. Sendo assim suas principais dores são em relação a reformas são:
89%
Problemas sofrem com goteiras e infiltrações
62%
Complicações com ampliações por falta de orientação profissional
68%
Dificuldades com espaço pequeno e disposição de mobiliário
22%
Disseram sofrer com falta e/ou ausência de ventilação suficiente
20%
Falta de conforto térmico e insuficiência lumínica
10%
Incômodos com umidade
e manchas decorrentes das mesmas
.png)
4. Analisando insights
Os insights foram organizados a fim de encontrar padrões de comportamento, dores, oportunidades e necessidades dos usuários conforme a pesquisa realizada.
5. Brainstorm
Proposto com o intuito de explorar ideias de possíveis abordagens, funcionalidades, estruturas e conteúdos que o WebApp poderia abranger, tendo em vista a necessidade dos usuários.
.png)
.png)
6. Priorização
Com este compilado de insights e ideias, decidimos priorizá-las discutindo sua viabilidade técnica, econômica e prazo de aplicação através de uma Matriz de Impacto x Esforço.
7. Arquitetura da informação
A fim de estruturar e organizar os conteúdos do WebApp, foi feita a categorização dos mesmos buscando estratégias para uma disposição visual e linguagem efetivos.
_edited.jpg)

8. Wireframes
Visando prototipar e validar a solução, a ferramenta foi aplicada visando compreender a interação das telas e sua estrutura visual.
9. Prototipação
Procurando garantir uma maior fidelidade e melhor comunicação com o desenvolvedor e cliente, o protótipo foi elaborado através do Figma com a aplicação do design visual, seguindo critérios da marca, sua arquitetura da informação e os conteúdos produzidos pelas arquitetas do projeto.
.png)

10. Testes de usabilidade
Testes de usabilidade foram aplicados para verificar seu funcionamento observando aspectos técnicos, de usabilidade, de design visual, funcionais e estruturais da interface. Após sua aplicação, os apontamentos pelos usuários foram revistos.
10. Protótipo da solução
O WebApp possui uma estrutura simples e intuitiva com tendo em vista o público alvo do projeto. Sendo assim, o WebApp conta com as orientações organizadas por problemas mais recorrentes nas casas dos moradores com possibilidade de procura de um auxílio profissional regulamentado pelo Conselho de Arquitetura (CAU).

Aprendizados
🧠 🤝 🔍
A participação no projeto Reforma na Palma da Mão me proporcionou criar conexões empáticas com os moradores, sendo nossos usuários foco e compreender suas principais dores. Também possibilitou experiências de trabalho em uma equipe multidisciplinar e utilizar ferramentas e métodos de design colaborativamente, sendo uma ótima forma de trocar conhecimentos e estabelecer pontos de vista diversos. Enriqueceu muito o processo pessoal de aprendizado em UX/UI e imprimiu em mim, a certeza que gostaria de trabalhar na área para continuar ajudando pessoas.
Participantes do projeto: Simone Barbosa Villa (Coordenadora), Gabriel Felipe Vale de Paula (Desenvolvedor Front e Backend), Gabriela Savoldi Barbosa (Designer Gráfico), Jéssica Gauer Queiroz (Ilustradora), Karen Carrer Ruman de Bortoli (Arquiteta e Urbanista), Lamonise Vasconcelos Oliveira (Arquiteta e Urbanista), Nayara Leonel Miranda (UX/UI Designer), Paula Barcellos Vasconcelos (Arquiteta e Urbanista)