top of page

Reforma na palma da mão

Desenvolvido como projeto de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Frame 30 (2).png

Minha função

O que foi feito

UX/UI Designer

Duração

6 meses

Pesquisa
Design de interface
Protótipo
Teste de usabilidade

Objetivo

Fornecer orientação de reformas destinadas a ampliar a funcionalidade e conforto térmico enquanto aspectos da residência visando à obtenção de moradias mais saudáveis e resilientes.

Problema encontrado

Falta de procura por orientação profissional (arquitetos e técnicos) e auto-construções que não resolvem o problema do morador. 

Solução encontrada

WebApp que auxilia no entendimento de problemas de reforma e direciona a procura de um profissional adequado.

Processo

Metodologia utilizada: Design thinking

imagen-design-thinking.png
Dinâmicas (2).png

1. 5W2H

Ao iniciar o processo de exploração do problema, foi utilizado esta ferramenta visando clarificar a visão da equipe em relação ao produto que seria criado.

2. Matriz CSD

 

A matriz for aplicada para elencar os pontos de atenção do projeto e facilitar a organização das possíveis dúvidas para a geração de uma pesquisa qualitativa.

Dinâmicas.png

3. Pesquisa quantitativa 

 

Foram realizadas entrevistas em profundidade através da aplicação presencial para obtenção de uma melhor interação no processo empático e entender os problemas mais urgentes de 19 moradores. Sendo assim suas principais dores são em relação a reformas são:

89%

Problemas sofrem com goteiras e infiltrações

62%

Complicações com ampliações por falta de orientação profissional

68%

Dificuldades com espaço pequeno e disposição de mobiliário

22%

Disseram sofrer com falta e/ou ausência de ventilação suficiente

20%

Falta de conforto térmico e insuficiência lumínica

10%

Incômodos com umidade

e manchas decorrentes das mesmas

Dinâmicas (6).png

4. Analisando insights

Os insights foram organizados a fim de encontrar padrões de comportamento, dores, oportunidades e necessidades dos usuários conforme a pesquisa realizada.

5. Brainstorm

 

Proposto com o intuito de explorar ideias de possíveis abordagens, funcionalidades, estruturas e conteúdos que o WebApp poderia abranger, tendo em vista a necessidade dos usuários.

Dinâmicas (3).png
Dinâmicas (4).png

6. Priorização

Com este compilado de insights e ideias, decidimos priorizá-las discutindo sua viabilidade técnica, econômica e prazo de aplicação através de uma Matriz de Impacto x Esforço.

7. Arquitetura da informação

 

A fim de estruturar e organizar os conteúdos do WebApp, foi feita a categorização dos mesmos buscando estratégias para uma disposição visual e linguagem efetivos.

Fluxograma
Frame 18.png

8. Wireframes

Visando prototipar e validar a solução, a ferramenta foi aplicada visando compreender a interação das telas e sua estrutura visual.

9. Prototipação

 

Procurando garantir uma maior fidelidade e melhor comunicação com o desenvolvedor e cliente, o protótipo foi elaborado através do Figma com a aplicação do design visual, seguindo critérios da marca, sua arquitetura da informação e os conteúdos produzidos pelas arquitetas do projeto.  

Frame 31 (1).png
Frame 19.png

10. Testes de usabilidade

Testes de usabilidade foram aplicados para verificar seu funcionamento observando aspectos técnicos, de usabilidade, de design visual, funcionais e estruturais da interface. Após sua aplicação, os apontamentos pelos usuários foram revistos.

10. Protótipo da solução

O WebApp possui uma estrutura simples e intuitiva com tendo em vista o público alvo do projeto. Sendo assim, o WebApp conta com as orientações organizadas por problemas mais recorrentes nas casas dos moradores com possibilidade de procura de um auxílio profissional regulamentado pelo Conselho de Arquitetura (CAU). 

tp238-pf-s73-05-mockup.png

Aprendizados

🧠 🤝 🔍

A participação no projeto Reforma na Palma da Mão me proporcionou criar conexões empáticas com os moradores, sendo nossos usuários foco e compreender suas principais dores. Também possibilitou experiências de trabalho em uma equipe multidisciplinar e utilizar ferramentas e métodos de design colaborativamente, sendo uma ótima forma de trocar conhecimentos e estabelecer pontos de vista diversos. Enriqueceu muito o processo pessoal de aprendizado em UX/UI e imprimiu em mim, a certeza que gostaria de trabalhar na área para continuar ajudando pessoas.

Participantes do projeto: Simone Barbosa Villa (Coordenadora), Gabriel Felipe Vale de Paula (Desenvolvedor Front e Backend), Gabriela Savoldi Barbosa (Designer Gráfico), Jéssica Gauer Queiroz (Ilustradora), Karen Carrer Ruman de Bortoli (Arquiteta e Urbanista), Lamonise Vasconcelos Oliveira (Arquiteta e Urbanista), Nayara Leonel Miranda (UX/UI Designer), Paula Barcellos Vasconcelos (Arquiteta e Urbanista)

bottom of page